
Quais são as diferenças entre guinchos plataforma e elevador de rodas?
Quando alguém se encontra em um acidente, ou presos no meio da rua por causa de uma pane ou problema no motor, pneu furado ou qualquer outro motivo, não pensam diretamente em que guincho irá ser o melhor – Só querem estar em segurança novamente, o mais rápido possível.
Para o serviço de guincho em si, esse detalhe é essencial para garantir um transporte eficiente, seguro e evitar mais danos ao veículo já fora de funcionamento.
Como cliente, você não precisa se preocupar com que caminhão de guincho específico será o melhor, mas é vital entregar todos os detalhes para seu serviço de guincho – o modelo, tamanho e localização do veículo (está preso? Está perto de uma via movimentada?). Com esses detalhes, o atendente conseguirá enviar o melhor veículo para seu caso específico, agilizando ainda mais o processo.
Qual tipo de guincho é o melhor?
Essa pergunta não tem uma resposta simples, pois na realidade depende de caso em caso. Antigamente, todos os guinchos eram iguais – ganchos e correntes. Esse método era popular por causa dos carros grandes e robustos nos anos 60 e 70, que não eram facilmente danificados pela fricção. Se fizéssemos o mesmo com carros modernos, as chances de destruir sua transmissão são quase 100%.
Com a tecnologia moderna, o melhor guincho para seu caso depende no seu veículo, por exemplo. Um grande carro pede por um guincho que aguente mais peso, enquanto os menores requerem um guincho plataforma simples.
Guinchos Plataforma
Como o nome sugere, o guincho plataforma possui uma base reta que pode ser movida e inclinada ao nível do chão, permitindo que o veículo seja posicionado e levantado para cima do caminhão com simplicidade. Se o veículo não consegue ser conduzido, ele pode ser puxado pelo guincho para cima da plataforma, e enfim levantado.
Esse método é seguro e não traz risco algum para danificar o veículo, e pode ser usado para diversos tamanhos e pesos de carros – o tornando o guincho mais versátil para o dia a dia dos serviços de guincho.
Guinchos com elevador de rodas
Esse guincho é comumente utilizado para movimentar veículos pequenos ou leves. Ele possui uma estrutura com barras, que levantam as rodas frontais ou dianteiras do veículo (dependendo no veículo e o posicionamento da transmissão) para o transportar. Nesse transporte, o carro continua com duas rodas no chão, e é recomendado para trajetos mais curtos e rápidos.
Por ser um guincho menor, é ideal para remover carros de espaços apertados, estacionados ou até no meio do tráfego.
Afinal, quais as grandes diferenças?
O maior diferencial é o nível de segurança providenciada. Com plataformas, você assegura que seu veículo está fora do caminho de qualquer perigo e bem amarrado com faixas elásticas. Eles não requerem ajustes, e pelo carro não estar encostando no chão, não há riscos de danos por lombadas, buracos e ruas instáveis.
Já os guinchos com elevador de rodas são ideias em espaços pequenos, e quando seu veículo parar perto do seu destino final. Eles providenciam um transporte rápido e simples, que não requer grandes movimentos para o encaixe do carro na estrutura do guincho.
No fim do dia, a escolha dependerá no seu trajeto, seu veículo e o seu posicionamento. Assegure que está trabalhando com uma equipe de profissionais para receber o melhor atendimento que se adapta a suas necessidades.
Se precisar de guincho em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara ou Colombo, a Guinchos Paraná está à disposição com guinchos 24 horas para remoção e transporte de veículos, motos e utilitários leves, tanto em território estadual quanto interestadual, sempre com agilidade e eficiência.