O que fazer se você estiver envolvido em um acidente: reboque e muito mais
Até os motoristas mais habilidosos podem se encontrar em situações indesejadas, como panes e acidentes. O que aconteceu já passou e não adianta se estressar; agora, o importante é saber o que fazer e com quem falar para resolver a situação.
Primeiro, verifique se alguém se feriu e ligue para o SAMU, caso haja vítimas. Em situações de feridos, não retire a vítima de dentro do veículo. Um boletim de ocorrência para acidentes de trânsito deve ser emitido no local. No Brasil, é dever do condutor prestar socorro às vítimas do acidente, conforme o artigo 135 do Código Penal.
Caso não haja vítimas, certifique-se de remover seu veículo do caminho do tráfego para não obstruir a passagem. Bloquear a passagem de outros veículos é uma contravenção passível de multa. Além disso, mover o veículo ajuda a prevenir que outros acidentes ocorram no mesmo local. Nesse momento, chamar um guincho pode agilizar e simplificar seus esforços
Com as preparações básicas realizadas, anote a placa do outro veículo e peça um documento do condutor. Trocar os números de suas seguradoras é mais uma maneira de garantir que todos estejam equipados para seguir em frente na situação.
Lembre-se de anotar a data, hora e local do acidente, pois essas informações são essenciais para o próximo passo.
Em uma delegacia ou online pelo portal da Polícia Civil, faça um boletim de ocorrência sobre o acidente. Seja o mais detalhado possível e, se possível, providencie fotos do ocorrido, pois toda a informação é crucial para os procedimentos. Por exemplo, a maioria das seguradoras exige documentação registrada para processar a indenização.
Se você atingiu o outro veículo, é sua responsabilidade cobrir os custos de reparo do veículo atingido. Se você tem um seguro, ele pode cobrir esse valor, dependendo do caso. Se você foi o atingido, certifique-se de entrar em contato com a seguradora do outro condutor ou tente negociar para que ele mesmo cuide dos custos. Normalmente, isso acaba tendo que ser resolvido juridicamente.
Se precisar de guincho em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara ou Colombo, a Guinchos Paraná está à disposição com guinchos 24 horas para remoção e transporte de veículos, motos e utilitários leves, tanto em território estadual quanto interestadual, sempre com agilidade e eficiência.