O que é sinistro? Tipos e o que fazer em cada situação
Seu nome pode parecer assustador, mas em realidade nem sempre são tão intensos. Os sinistros são eventos involuntários ou imprevistos que causam danos a veículos ou pessoas. Exemplos seriam incêndios, acidentes, causas naturais (como relâmpago ou queda de galho), acidentes e afins.
Casos que se categorizam como sinistro:
- Roubo e furto: Se seu veículo for roubado ou desaparecer por certo tempo, o caso é considerado como perda integral.
- Acidentes de trânsito: Seja uma batida com outro veículo ou objeto, é considerado sinistro se os danos forem acima de 75% do valor do veículo. Acima disso, o veículo pode ser considerado irrecuperável e não consegue transitar com segurança.
Mas afinal, o que devo fazer em caso de sinistro?
- Verifique por feridos: certifique que todos estão bem, e tome as medidas necessárias para oferecer cuidados médicos para quem não estiver.
- Proteja seu veículo: para evitar mais danos e não ter risco de novos acidentes, sinalize a posição do veículo apropriadamente e se possível, leve o mesmo para o acostamento.
- Acione sua seguradora ou chame um guincho: Nem todos os seguros incluem serviços para transporte do veículo. Caso o serviço não seja incluso, chame um guincho 24 horas para
- Aguarde a assistência chegar: a ajuda normalmente deve demorar de 90 a 120 minutos, dando tempo amplo para tomar as devidas ações, informar conhecidos do ocorrido e se organizar para que tudo ocorra como planejado.
Os desfechos após um sinistro dependem se o motorista contratou um seguro para seu veículo. Se sim, o segurado terá que entrar em contato com a seguradora para descobrir se o caso é elegível a cobertura do seguro.
Se você precisa de guincho em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara ou Colombo, a Guinchos Paraná está à disposição com guinchos 24 horas para remoção e transporte de veículos, motos e utilitários leves, tanto em território estadual quanto interestadual, com agilidade e eficiência.