Em um acidente, quem paga o guincho? Tudo que você precisa saber
Depois de uma batida, lidar com o stress físico e emocional é um grande peso para qualquer um. Acima disso ainda temos que lidar com guinchos e documentação, o que é outra situação que precisa de extremo cuidado. Uma pergunta que muitos motoristas fazem pós acidente é: qual de nós precisa pagar pelo guincho? A resposta pode variar de caso em caso.
O seu seguro veicular
Se você contratou um seguro para seu veículo, pode ser que você tenha uma cobertura para acidentes que trate dos custos do guincho. Isso dependeria no seu tipo de cobertura:
Cobertura para colisões: cobre danos se você for o culpado do acidente, incluindo o valor do guincho.
Assistência veicular: Um opcional ao contratar seu seguro pode providenciar guinchos, trocas de pneu e afins, sendo um custo adicional no preço do seu seguro. Essa assistência tem regulamentos rigorosos para ser utilizada.
Se você tem culpa do acidente, seu seguro é o responsável for cobrir os custos, sem contar o preço que você paga por ela. Sem cobertura para colisões e assistência veicular, você terá que pagar do seu bolso.
O seguro veicular do outro motorista
Caso o outro motorista envolvido seja a causa do acidente, os custos do acidente viram responsabilidade da seguradora do mesmo. Custos como guinchos e danos ao veículo devem ser pagos para o atingido. Se ele não possuir um seguro, um acordo precisa ser feito com troca de informações entre vocês, para que um processo legal possa ocorrer e o outro motorista irá pagar pelos danos.
Outras considerações
Em qualquer caso, terceiros terão que ser chamados para providenciar assistência com materiais perigosos, destombamentos em áreas de difícil acesso ou até mesmo se o seguro estiver indisponível. Para isso, é bom garantir que você esteja contratando um serviço confiável, com disponibilidade e boa documentação que possa ser repassada para o responsável pelos pagamentos.
Se precisar de guincho em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara ou Colombo, a Guinchos Paraná está à disposição com guinchos 24 horas para remoção e transporte de veículos, motos e utilitários leves, tanto em território estadual quanto interestadual, sempre com agilidade e eficiência.